Chocolate com Pimenta conta a história de Ana Francisca (Mariana Ximenes), uma menina inocente e despretensiosa que se apaixona por Danilo (Murilo Benício) enquanto viaja para Ventura, uma cidade fictícia. Ventura. O casal é atacado por Olga (Priscila Fantin) e é ela quem está apaixonada pelo rapaz. Após ser desgraçado pelo público O protagonista jura vingança, casa-se com o bilionário Ludovico (Ary Fontoura) e depois muda-se para os Estados Unidos.
Depois de muito tempo, Ana Francisca retorna à cidade após a morte do marido, ansiosa para retribuir a todos aqueles que se repreenderam em seu passado. O principal objetivo de sua história é eliminar da região a fábrica de chocolates que foi destruída pelo marido, empresa que é o principal motor da atividade econômica da cidade. A história se passa nas décadas de 1920 e 1930, o enredo é inspirado na ópera A Viúva Alegre, de Franz Lehar, e na peça A Visita da Velha Senhora, de Friedrich Durrenmatt.
Havia uma variedade de personagens que causaram impacto. A mais famosa delas é uma delas, a caipira Márcia, “dona de salão de beleza”, interpretada por Drica Moraes. Ela também tem a frase cativante “Eu sou chique, bem”. Além disso, teve a personagem Bernardete que foi interpretada por Kayky Brito, que descobre que ela é masculina a partir da história. O elenco também incluiu Elizabeth Savalla, Fulvio Stefanini, Marcello Novaes, Lilia Cabral, Rodrigo Faro, entre outros atores.
O programa exibido pela primeira vez entre 2003 e o programa Chocolate com Pimenta foi um grande sucesso de telespectadores e bateu recordes de seis novelas no período. A história será exibida na Globo e será veiculada na vaga que está sendo preenchida por O Cravo e a Rosa. É a quarta vez que a trama se repetiu duas vezes no Vale a Pena Ver de Novo em 2012 e 2006 e também no canal Viva em 2020.